O desgaste nessas peças geralmente se manifesta sob forma de ruídos ou vazamento de óleo, no caso de anéis de vedação defeituosos. Para se desmontar o conjunto da caixa do rolamento, nos sedans, e da caixa de redução, nos utilitários, retira-se a roda e leva-se a desmontagem até o ponto necessário para a substituição da peça em questão. Vejamos como proceder em relação aos dois modelos.
Suspende-se o carro sobre cavaletes ou no macaco bem colocado, e retira-se a roda. Nos sedans, retira-se a capa do rolamento e nos utilitários, deve-se retirar também o cilindro de freio da roda e as sapatas, para poder atingir o retentor do rolamento.
A figura mostra a sequência das peças que devem ser retiradas: o retentor do rolamento (28), presa pelos parafusos (31) e o vedador (29).
— Se o objetivo é a retirada do rolamento, então retira-se também o prato do freio e pode-se então retirar o espaçador externo (27), as juntas e arruelas (24, 25 e 26), nos sedans.
O rolamento se retira com auxílio da ferramenta VW 241 a; retira-se também a bucha interna (22).
Nos utilitários há ligeira diferença: depois de retirado o prato do freio, retira-se a bucha intermediária externa, a junta, a arruela e depois o rolamento e a bucha interna.
Na remontagem, deve-se substituir as pequenas juntas de borracha vedadoras e também as buchas espaçadoras, se essas apresentarem sinais de desgaste ou deformação. O vedador deve ser levemente untado com óleo na remontagem. Na reposição do retentor do rolamento (capa) observar que o furo de escoamento do óleo fique voltado para baixo.
A torção de aperto dos parafusos da capa da carcaça do rolamento deve ser de 6 kgm e a da porca da semi-árvore, 30 kgm. O contra-pino deve ser novo.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!