Texturas na pintura: efeito esponja

Pode criar uma grande variedade de efeitos usando tintas, vidraços e algumas ferramentas simples, tais como esponjas. Criar efeitos e texturas nas paredes é uma forma muito simples de dar nova vida à decoração de um espaço.

Leia mais

O efeito esponja, por exemplo, oferece-lhe também diversas possibilidades, consoante a forma como o aplica. Pode optar por usar este efeito na totalidade das paredes, em apenas algumas áreas selecionadas, em várias camadas ou apenas uma, tudo depende das suas necessidades e criatividade no momento da elaboração desta tarefa.

Leia mais

Por exemplo, apenas uma camada com a esponja produz um padrão mais suave e subtil, enquanto que se optar por aplicar camadas múltiplas vai conseguir um efeito totalmente distinto, mais carregado e ousado.

Leia mais

Confira de seguida algumas dicas de como fazer este efeito esponja.

Leia mais

efeito-esponja

Leia mais

Técnica da esponja

  • O primeiro passo é pintar a cor de base na parede, de forma normal com rolos e trinchas, assegurando-se de que todas as áreas estão cobertas com a cor eleita. A camada com efeito-esponja pode ser aplicada enquanto a tinta ainda está fresca ou depois de secar, dependendo do efeito que queira criar.
  • Tenha o cuidado de remover o excesso de tinta quando optar pela aplicação da técnica da esponja. É importante que coe o vidraço ou tinta previamente para um prato ou um recipiente, antes de proceder à aplicação na parede, ou corre o risco de ficar com uma mancha demasiado sólida e carregada. Se usar demasiado vidraço ou tinta, então volte a aplicar um pouco de cor base para corrigir o erro.
  • Quando estiver a aplicar a esponja na parede, certifique-se que vai rodando a mão, de modo a conseguir diferentes texturas e manter um padrão irregular.
  • Em lugares pouco acessíveis da parede, como cantos e rebordos, facilite a tarefa com recurso a um lápis. Cole um pouco de esponja na ponta do lápis e aplique o efeito facilmente na parede, sem correr o risco de manchar outras áreas e lhe permitir o acesso direto aos cantos.
  • Como o efeito esponja é feito à mão, irá demorar o dobro do tempo que demora a pintar a parede com rolos ou trinchas. Com esta técnica apenas consegue cobrir uma área pequena de cada vez, tendo sempre de certificar-se que o padrão fica equilibrado e que não se notam linhas de demarcação.
  • Aconselhamos que teste previamente num papel ou cartão antes de aplicar a esponja na parede. O tamanho da esponja que usar para pintar é outro fator que influenciará o aspecto final e quanto tempo demorará para acabar o trabalho. Uma esponja menor irá dar à sua parede um ar mais texturizado e padronizado, e uma esponja maior irá dar à parede um aspecto completamente diferente.
  • Pode também optar por cortar a esponja num formato diferente, conseguindo assim também um padrão mais original na parede ou tentar diferentes métodos de aplicação para obter resultados diferentes.
Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Faça Você Mesmo