O reboco e as suas aplicações
Na construção de casas tradicionais, com tijolos cerâmicos e cimento, o objectivo do reboco é alisar as paredes. Rebocar é algo que apenas se vai adquirindo com muita prática. A tarefa fica mais simples se o reboco já vier preparado.
Os principais tipos de reboco
O reboco convencional feito com gesso leve é aplicado em duas camadas: uma primeira aplicação com uma espessura de cerca de 10 mm, em duas camadas, e o acabamento apenas com uma demão de cerca de 3 mm de espessura. Se a superfície em que estiver a trabalhar é particularmente absorvente, escolha uma versão da primeira demão de reboco de sucção elevada. Igualmente, os rebocos especiais para a primeira demão são feitos para superfícies mais densas e menos absorventes. Pode também encontrar reboco de acabamento já feito especialmente concebido para aplicar numa camada fina sobre o pladur.
Como aplicar o reboco
A aplicação dos rebocos podem ser feitos com uma colher de estucador. Com a ajuda de uma talocha e da colher aplique o reboco na parede em pequenas quantidades. Faça movimentos como se estivesse a varrer de modo a espalhar o reboco.Quando a parede começar a secar, pode ser alisada mantendo a colher em ângulo.
Para que o reboco de reparação se misture bem com o reboco projectado que o rodeia, utilize uma tábua e alise o reboco com um movimento de vaivém, parando com as extremidades na superfície rebocada e seca.
O reboco de acabamento é aplicado de igual forma, só que este quando estiver seco é polido com uma colher plana. Alguns rebocos de acabamento são aplicados com um a ajuda de um pincel. Neste caso será necessário uma espátula de plástico para lhe dar um alisamento final.
Reboco já preparado
Todos os rebocos profissionais são de difícil aplicação. Este tipo de reboco possui uma embalagem grande difícil de manejar. Devem ser misturados com água e costumam endurecer com muita facilidade. Deve-se ter cuidado ao aplica-lo na parede pois é propicio a deixar riscas. È necessário muita experiência para conseguir um acabamento liso e uniforme. O reboco profissional normalmente deve ser aplicado em camadas finas.
Para resolver este problemas existe o reboco já preparado. No mercado há dois tipos de reboco à venda: o reboco para reparação e o reboco para acabamento. Estes dois tipos de reboco vendem-se em pequenos barris ou em pó para se misturar com água.
O reboco de reparação pode ser utilizado em espessuras até 50 mm e é mais fácil de aplicar do que o reboco convencional. Pode ser utilizado para encher buracos fundos e pode servir como base para o reboco de acabamento.
O reboco de acabamento ou reboco de deslizamento pode ser aplicado até 3 mm de espessura. Fornece um acabamento sobre o reboco de reparação, e é utilizado para alisar paredes e para cobrir pladur.
Placas de pladur
Numa casa com molduras de madeira, as superfícies interiores das paredes exteriores irão ser de pladur. O pladur que é um reboco sólido com papel. As paredes interiores podem receber uma camada de deslizamento de reboco para cobrir as junções entre duas placas de pladur, ou podem tapar as junções e os furos de pregos antes de pintar ou colar papel de parede. Algumas paredes que dividem o interior da casa e algumas construções em alvenaria podem ter placas de pladur montado em molduras de madeira.
Utilizar reboco
A maior parte do reboco usado no interior das casas é feita de gesso leve. Por outro lado o reboco com base de cimento conhecido como estuque é usado geralmente para acabamentos de revestimento das paredes exteriores. Podem ser usados eventualmente para restaurar algo no interior, por exemplo quando há problemas de humidade.
Esquinas
Para aplicar reboco em esquinas, primeiro deve colocar um friso de metal na esquina e depois pincelar com reboco.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!