Tratamento de mobiliário

O mobiliário que temos na nossa casa está constantemente sujeito a diversos fatores que podem contribuir para a sua degradação. Situações em que ocorre derramamento de líquidos sobre a superfície do móvel, exposição a temperaturas elevadas, lavagens e limpezas frequentes, sobrecarga de objetos,  tudo isto pode contribuir para que fiquem danificados.

Leia mais

Contudo, se ao proceder-se à sua limpeza e tratamento forem tidos alguns cuidados essenciais e usadas as técnicas adequadas é possível prolongar a vida útil das diferentes peças de mobiliário.

Leia mais

Por isso, aconselhamos algum cuidado no seu manuseamento e que qualquer dano seja imediatamente tratado, de modo a minimizar os seus efeitos na superfície do móvel.

Leia mais

De seguida, confira algumas dicas para o tratamento de mobiliário.

Leia mais

Leia mais

Os móveis costumam ser revestidos com uma camada protetora que prolonga a sua durabilidade, e que também reforça a sua resistência a danos causados pelo uso frequente. Esta camada pode ser uma simples selagem ou até uma aplicação de verniz, mas em qualquer dos casos é necessário ter sempre uma manutenção adicional e adequada.

Leia mais

É frequente, por isso, existirem no mercado diversas opções de tratamento para móveis, como os polimentos, ceras e óleos.

Leia mais
  • Os polimentos são muito eficazes para eliminar sujidades de móveis, graças ao seu efeito abrasivo. Podem também ser utilizados para  disfarçar ou, até mesmo, eliminar riscos mais ligeiros. No mercado encontra produtos de polimento com ou sem cor, contudo, se optar com cor escolha sempre um tom semelhante ao do móvel. O polimento nunca deve ser aplicado diretamente sobre a superfície do mesmo. O ideal é que o faça por intermédio de um pano velho, por exemplo.
  • As ceras são perfeitas para utilizar em mobiliário que fique situado em divisões mais húmidas, pois criam uma camada protetora anti humidade, vapores, gorduras, etc. Contudo, sofre facilmente algum desgaste, sendo necessário uma manutenção regular e reaplicação periódica.
  • Os óleos não são indicados para todas as superfícies, pois penetram na madeira. O seu uso deve ser evitado em superfícies previamente tratadas. Normalmente, são transparentes e devem ser aplicados em várias demãos, até a madeira deixar de absorver o produto.
Leia mais

Nota adicional:

Leia mais

Todos os produtos mencionados anteriormente apenas devem ser aplicados no tratamento de mobiliário após ser efetuado um teste de compatibilidade entre os seus componentes e as superfícies a tratar. Se não tiver esta precaução corre o risco do mobiliário ficar irremediavelmente danificado, manchado ou desprovido da sua camada protetora inicial, o que resulta numa menor resistência e durabilidade ao uso frequente.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Faça Você Mesmo